MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


REFLEXOLOGIA

 

O que é reflexologia?

Reflexologia, ou terapia por zona, é uma prática que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas (chamados de zona de reflexo), acreditando que isso trará efeitos benéficos em algumas partes do corpo ou melhorará a saúde geral. A forma mais comum é a reflexologia dos pés. Os praticantes acreditam que o pé seja dividido em zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo.

Na reflexologia acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor.

Acredita-se que a dor se origina do depósito de cristais na zona de reflexo. Com as técnicas de massagem apropriadas, essas estruturas de cristais podem ser quebradas e a dor poderá sumir. Simultaneamente, acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.

Como a reflexologia ajuda?

O corpo tem a capacidade de curar a si mesmo. Depois de doença, estresse ou lesão ele está em estado de "desequilíbrio", e acredita-se que os "caminhos da energia vital" estejam bloqueados impedindo o corpo de funcionar efetivamente. A reflexologia então restauraria e manteria o equilíbrio natural e encorajaria a cura

Críticas à reflexologia

Reflexologia não é parte da ciência médica moderna. Os céticos alertam que não há estudos científicos confiáveis atestando a eficiência da reflexologia como um tratamento médico, ou que haja qualquer forma de ligação entre áreas específicas do pé e os vários órgãos do corpo. Além disso, o raciocínio das "estruturas de cristal" não é sustentado pelo conhecimento atual de fisiologia. Por outro lado, estudos mostram que os efeitos de relaxamento e prazer da massagem oferecem vários benefícios médicos.

 

 

 

 


REFLEXOLOGIA PODAL

 

 

TRATAMENTO - REFLEXOLOGIA PODAL

COMO FUNCIONA A REFLEXOLOGIA

A exemplo de muitas Terapias Holísticas, a reflexologia não é comprovada por uma teoria científica, a não ser o fato de que as terminações nervosas (70 mil na sola de cada pé) são estimuladas. Os reflexologistas acreditam que atuando nas zonas reflexas é possível equilibrar o fluxo de energia nas zonas longitudinais do corpo, e, portanto, ajudar seu correto funcionamento.

ESTILOS DE VIDA

Uma das causas mais comuns das doenças é o stress – o efeito das pressões cotidianas sobre nosso corpo, ao lado de outras influências negativas, como a poluição, os aditivos e agrotóxicos nos alimentos e a vida na cidade. Todos são afetados pelo stress em diferentes níveis e, como conseqüência, muitos desenvolvem diversos problemas físicos, entre os quais dor de cabeça e enxaqueca, tensão na nuca, dor nas costas, distúrbios digestórios. Debilidades do sistema nervoso, pressão alta, doenças na pele e constantes gripes e resfriados.

ESTILOS MELHORES

Embora a reflexologia não possa prevenir o stress que ocorre na vida cotidiana, ela pode nos ajudar a lidar melhor com ele e nos sentirmos mais relaxados. Um dos importantes benefícios da reflexologia é o relaxamento.
O tratamento é holístico, ou seja, trata o corpo como um todo, não um grupo de sintomas, e pode nos ajudar tanto físico quanto mentalmente. Os sintomas presentes no corpo devido ao stress podem ser aliviados e o efeito equilibrador do tratamento aumenta a saúde como um todo, ao tratar das causas profundas dos sintomas isoladamente.

Quando nos sentimos melhor fisicamente, nos sentimos também psicologicamente, e uma sensação de maior bem-estar ajuda a reduzir os níveis de stress e prevenir futuras doenças. Depois do tratamento o cliente se sentirá mais calmo, mais tranqüilo e mais otimista, e portanto mais capaz de lidar com o stress e as doenças a ele relacionadas.

 


O TRATAMENTO

Antes de iniciar o tratamento, é feito um histórico detalhado, a anamnese. O terapeuta prepara um histórico de caso completo, ou seja, tudo que houver para saber a respeito do cliente e sobre sua saúde, desde seus sintomas físicos e das horas de sono, até todos os aspectos de sua vida, além de seu estado emocional. Com isso, o terapeuta irá focalizar um tipo de tratamento mais adequado ao caso e determinar se a reflexologia será o tratamento mais indicado.

O cliente se sentará numa confortável cadeira reclinável – com as costas, o pescoço e as pernas bem acomodadas, e com os pés elevados de modo que o terapeuta possa atuar sobre eles facilmente.
Se você não tem uma cadeira dessas, pode adaptar seu cliente em uma maca comum e colocar, sob suas pernas, um triângulo de espuma, conhecido como “suave encosto”, encontrado em qualquer loja especializada em colchões. Também se pode usar um edredom ou cobertor enrolado sob as pernas do cliente.

O primeiro passo será um exame dos pés, e então o terapeuta esfrega os pés com lenços umedecidos, para remover a sujeira superficial ou pra refrescar os pés num dia quente. Serão identificados sinais de pele áspera, calosidade, rachaduras entre os dedos, numa área de infecção, como verruga, e problemas nas unhas.

Os pés de seu cliente poderão ser massageados com um pouco de talco. O produto costuma ser usado no tratamento porque absorve a umidade, caso os pés estejam um pouco suados, e os torna mais macios se estiverem secos. Em lugar do talco, alguns terapeutas podem usar óleo, mas deve-se ter o cuidado de secar muito bem os pés de seu cliente para ele não escorregar, principalmente se estiver de sandálias.

A massagem geral aplicada ao pé fará com que o cliente se acostume com o toque do terapeuta e também relaxe. Quando o cliente se acostumar a ter o pé manipulado, o terapeuta explicará como será feito o tratamento; ele também irá tranqüilizá-lo em caso de apreensão quanto à dor. A reflexologia não é dolorosa. As áreas sensíveis são tratadas com suavidade e as sensações costumam ser mais de prazer que de sofrimento. Uma técnica calmante muito precisa será então aplicada a todos os pontos reflexos de ambos os pés.

 

Como o corpo é dividido de acordo com a reflexologia?

* Pé esquerdo ou mão esquerda – o lado esquerdo do corpo
* Pé direito ou mão direita – o lado direito do corpo
* Interiores do pé / mão – a espinha
* lados exteriores de pé / mão – braços e ombros
* Os dedos do pé e dedos – cabeça e pescoço, bem como os órgãos no interior
* Os ossos longos dos pés / mãos (o arco) – cintura
* Área acima do arco e debaixo dos pés (a bola do pé) – entre órgãos da cintura e do pescoço (pulmões, coração, mama, fígado, estômago, etc)
* Espaço abaixo do arco (o calcanhar) – órgãos abaixo da cintura

 

 


 

 

REFLEXOLOGIA PODAL CHINESA

 

Na China faz 5000 anos, conheciam-se formas de tratamento por meio de pontos de pressão, as quais chamamos massagens reflexas; estes davam muita importância aos pés no tratamento das doenças. Estava destinado a canalizar a energia através do corpo, O grande Wei acreditava que os pés eram a zona mais sensível do corpo e com grandes áreas energéticas.

 

A reflexologia pedal chinesa consta de massagens reflexas que se baseiam na aplicação de estímulos sobre a área dos órgãos que se encontrão afetadas, e as quais podem causar patologias.

 

Os pés são o reflexo perfeito do corpo, e nos olhos estão representados todos os órgãos, glândulas e outras zonas diversas; alem do mais apresenta a vantagem de que é fácil trabalhar com eles.

 

Estas reações levadas a cabo, apesar da distância a que se encontram os órgãos, a que o Sistema Nervoso, por ser o órgão que comunica, coordena e regulariza as diferentes estruturas e funções do organismo são quem permite a condução de diversas reacções reflexas no nosso corpo.

 

A reflexologia pedal chinesa está baseada em duas teorias:

a)Teoria da terapia zonal: divide o corpo humano em dez zonas dispostas simétrica e longitudinalmente

b)Teoria dos meridianos: representam canais de energia que fluem pelo nosso organismo

 

As massagens reflexas lógicas são recomendadas nas seguintes situações:

-Alterações psicossomáticas: insônias, ansiedade, depressão, stress, angustia, problemas de digestões de origem nervosa, neuralgias, cefaléias, etc.

-Transtornos motores os funcionais músculo esqueléticas: Problemas articulares, deficiências circulatórias, varizes, pernas pesadas, descontrole hormonais e menstruais, etc.