MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


EMAGREÇA COM SAÚDE, COM OS PRODUTOS TIENS

 

QUITOSANA – É uma fibra, feita de esqueleto de crustáceos (camarão, lagosta, e caranguejo); reduz a absorção de gorduras e colesterol. Devido à alta densidade de cargas positivas do polímero, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa) como uma “esponja”. Em um ambiente ácido como o estômago, a quitosana absorve as gorduras durante a digestão, formando uma esponja de gordura, de baixa digestibilidade. No intestino, um ambiente básico, a esponja de gordura é solidificada e eliminada pelas fezes, sem ser aproveitada pelo organismo. Portanto, a quitosana é indicada como auxiliar no controle de excesso de gordura das dietas. Dependendo das condições do meio em que a quitosana se encontra e do seu grau de desacetilação (porcentagem de grupos amino presentes no biopolímero), ela pode adsorver (reter) de 4 a 5 vezes o seu peso em gordura.

Ingerir 02 cápsulas 30 minutos antes das principais refeições, com 02 copos com água de 200 ml, ajudará no emagrecimento.

 

 

ESPIRULINA – Ação de desintoxicação a nível gastrointestinal elimina as toxinas. Limpa os órgãos de secreção, exemplo: fígado, rins, intestino. Indicado para quem tem renite alérgica. Purificador do sangue, detergente do corpo, digestivo, revitalizador da pele e do cabelo, combate caspas, evita o embranquecimento dos cabelos, previne cáries dentárias, combate halitose, problemas de garganta e infecções vaginais, desodoriza o corpo por reduzir a putrefação causada por bactérias, depura o sangue fortalecendo o sistema circulatório, excelente para varizes, hemorróidas. Protege o músculo cardíaco, protege as células hepáticas, estimula a formação de eritrócitos combatendo anemia, excelente na recuperação de contusões, queimaduras, acne, úlceras de pele, pós-operatórios, pois é restaurador dos tecidos. Para perder peso, ou seja, para emagrecer tomar 2 cápsulas de 15 a 30 minutos antes das refeições, pois ele dá a sensação de saciedade, 2 no almoço e 2 no jantar, com muito líquido. E para ganhar massa muscular tomar junto às refeições.

 

 

CHÁ VERDE – Um sache para 01 litro de água. O chá verde desintoxica; desincha; acelera o metabolismo; queima a gordura ajudando assim no emagrecimento; facilita a digestão.    Contra indicação – pessoas grávidas, hipertensas, gastrite ou úlceras. Aproveitar o sache – colocar novamente água quente e usar nos pés como relaxamento; colocar nas plantas; no bolo, pois possui propriedades nutritivas; para o couro cabeludo para combater a caspa e seborréia; e também colocar no creme de massagem

 


EMAGREÇA COM SAUDE

15-10-2010 21:56

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

        Uma boa alimentação deve contribuir para o nosso bem-estar e possibilitar máxima saúde, isto é, deve manter o peso dentro de valores aceitáveis e estimular o organismo a defender-se de doenças. Deve, ainda, ser repartida ao longo do dia e ser equilibrada, do ponto de...

—————


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA OS IDOSOS

 

 

O grupo de pessoas com mais de 50 anos podem ser divididas em 3 grandes grupos: acima da meia idade (de 50 a 65); os jovens idosos (65 a 74) e os idosos (acima de 75).

Esta secção refere-se às necessidades nutricionais dos jovens idosos e dos idosos. O grupo considerado como "acima da idade média" insere-se na secção Alimentação Saudável na idade Adulta.

Os jovens idosos podem ainda ter cerca de 20 anos activos à sua frente, por isso manter-se em forma e saudável é o objectivo principal na alimentação. Os idosos são mais susceptíveis de desenvolverem doenças crónicas, o que significará um maior apoio. Este grupo é o que apresenta uma maior taxa de crescimento na sociedade e tem necessidades nutricionais muito específicas.

Contudo, os conselhos nutricionais devem ser baseados nas características individuais do idoso, e não na sua idade cronológica.


Necessidades Nutricionais

Os requisitos energéticos do organismo diminuem com a idade, particularmente se a actividade física é limitada. Contudo, o corpo continua a precisar da mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental que os alimentos sejam densos e ricos do ponto de vista nutricional.

Gordura

Restringir a ingestão de gorduras, em especial gorduras saturadas (gorduras de origem animal) de modo a manter a saúde cardiovascular, continua a ser um excelente conselho para idosos que estão bem e em forma. Acima dos 75 anos de idade, a restrição de gorduras não é aconselhada da mesma forma. A restrição de gorduras não é definitivamente aconselhada para aqueles que são frágeis, sofreram uma quebra de peso, ou têm fraco apetite. De facto, nestas situações, gordura adicional pode ser usada para aumentar as calorias nas refeições de modo a ganhar algum peso.  

Fibras

Muitos idosos sofrem de obstipação e outros problemas intestinais. Para ajudar a minimizar estes problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado, mas a ingestão exagerada de fibras não é a resposta, já que podem interferir com a absorção de outros nutrientes essenciais. Para ajudar os intestinos a funcionarem normalmente, é também muito importante beber bastantes líquidos, aproximadamente 6 copos por dia.

 

Açúcar

Muitos idosos têm uma alta ingestão de açúcares; saber se isto é um problema sério depende da qualidade do resto da alimentação. Se a restante alimentação inclui alimentos dos principais grupos alimentares, não há uma razão para limitar algumas guloseimas. Na realidade, se existir perda de peso, estes alimentos podem ser recomendados para aumentar a energia e ganhar peso.

 

Ferro

A anemia é comum neste grupo etário. Uma fraca absorção de ferro, certos medicamentos e diluição sanguínea - juntamente com uma alimentação pouco saudável - podem ser causas de anemia. Assegure-se que a ingestão de ferro provém de carnes vermelhas e de fontes vegetais (cereais, frutos secos, legumes) todos os dias. A absorção é maximizada com vitamina C, por isso beba um copo de sumo de fruta às refeições.
 
Zinco

O zinco é necessário para manter o sistema imunitário saudável e para ajudar a sarar feridas. Carne e mariscos são boas fontes de zinco

Cálcio

A ingestão adequada de cálcio vai diminuir a taxa de descalcificação óssea, que começa a partir dos 30 anos e acelera consideravelmente nos anos seguintes. Alimentos ricos em cálcio, como lacticínios, devem ser consumidos todos os dias.

Vitamina D

A vitamina D é necessária para o metabolismo do cálcio, e a sua deficiência pode conduzir a deformação e amolecimento dos ossos. Muitos idosos têm uma reduzida exposição à lux solar (esta vitamina pode ser sintetizada através do contacto dos raios solares com a pele). Como precaução durante os meses de inverno, tome um suplemento de vitamina D (cerca de 10 mcg por dia).

Vitaminas B

A ingestão de vitaminas B pode ser muito baixa neste grupo etário, em especial se o apetite é fraco e a alimentação não é muito rica em vitaminas e minerais. Como forma de o prevenir, consuma alimentos de todos os grupos alimentares.

Para atender às suas necessidades nutricionais, tenha como objectivo refeições regulares e uma alimentação variada, beber bastante água (pelo menos 6 copos de água por dia) e, tão importante como o resto, aprecie a sua alimentação.
Ideias para lanches rápidos e revigorantes:

● Sanduíches de carne, bacon, queijo, manteiga de amendoim ou atum. Use vários tipos de pão. Adicione pickles e molhos.

● Tostas mistas ou de frango, torradas, sardinhas, feijão, queijo, raviolis, esparguete ou ovos (bem cozinhados)

● Biscoitos digestivos cobertos de queijo, frutos e iogurtes, sopas, bolo de iogurte, cereais

 
Estes alimentos devem ser consumidos diariamente:

 

GRUPO DE ALIMENTOS
IMPORTANTE para
EXEMPLOS
Hidratos de Carbono Amiláceos
4 ou mais doses
Pão, arroz, batatas, massa, scones, bolos, etc
Frutas e Legumes
5 ou mais doses
Toda a fruta e legumes, cozinhados, crus ou em sumo
Leite e Produtos Lácteos
3 doses por dia
Leite, queijo e iogurtes. Idosos abaixo do peso ideal devem beber leite gordo, pelo menos um copo por dia.
Carne, Peixe e outras alternativas
2 doses por dia
Carne vermelha e fígado (para o ferro), aves, peixes, ovos, feijão
Gorduras e Açúcares
Depende do indivíduo
Se estiver abaixo do peso ideal, então uns excessos podem ser aplicáveis.